BAlelA - ARte e cULTurA Biscoito Redondo e Pintinhos de Galinha

Biscoito Redondo e Pintinhos de Galinha
Meu nome é Luciana do Rocio, sou professora e gostaria de relatar um fato interessante com relação à sala de aula. Na parte de Ciências Biológicas chegou a vez de falar sobre Aids, Doenças Sexualmente Transmissíveis e Autoestima para os adolescentes. Por isto, pesquisei em vários livros sobre o assunto. Apenas fiquei em dúvida de como relacionar Aids e DSTs com a questão da autoestima até que numa revista, sobre Educação, encontrei a experiência de uma professora americana em que ela pegava uma bolacha redonda e pedia para cada aluno morder e passar para a frente. No final o resto da turma não queria morder e este era o momento em que a mestra perguntava:
- Quem vai querer algo que foi mordido por todo mundo e passado de mão em mão?
Confesso, que na época, não vi relação nenhuma deste exercício com a autoestima. Porém, mesmo assim, resolvi experimenta-lo em sala de aula.
Depois de explicar como evitamos Aids e DSTs mostrei uma bolacha, pedi para que cada aluno mordesse e passasse para frente. Assim, um tentava pegar o lado que ninguém tinha comido. No final, ninguém queria morder mais nada e todos faziam uma cara de nojo para o biscoito. Deste jeito usei a mesma frase da outra professora americana:
- Quem vai querer algo que foi mordido por todo mundo e passado de mão em mão?
- A vida é assim: a pessoa nunca deve ter comportamento vulgar, pois perde valor perante a sociedade.
Porém, uma aluna levantou o dedo e comentou:
- Coitada da bolacha, foi mordida por todo mundo e acabou sendo discriminada.
- Poxa, isto é preconceito!
- Mas, se uma pessoa tiver em estado urgente de fome, avistar esta bolacha caída no chão, ela vai olhar para os lados e acabará comendo o biscoito, às escondidas, longe de todos.
Confesso, que depois desta reflexão, fiquei com a cara no chão.
Porém situação curiosa mesmo foi a que aconteceu com outra colega professora. Pois para evitar a gravidez na adolescência, em sua escola, a diretora fez uma parceira com uma granja, que cedeu pintinhos para um experimento: cada adolescente deveria levar o bicho para casa e cuida-lo por quinze dias. Após este período cada estudante falaria sobre o resultado à mestra e aos demais colegas. Então, uma aluna disse:
- Professora, o pintinho quase morreu afogado dentro da calça da minha irmã de cinco anos.
A mestra perguntou:
- Por que?
A estudante explicou:
- Porque Rute, minha irmã de cinco anos, colocou o pintinho dentro da calça dela.
Assim minha mãe perguntou:
- Por que colocou a ave dentro da roupa?
Rute respondeu:
- Porque a senhora disse que os meninos tem pintinhos por baixo da calça. Por isto, gostaria de saber qual é a sensação de ser a dona de um pintinho escondido dentro da calça.
- Depois minha mãe brigou com ela. Ainda bem que o bicho saiu vivo de dentro da roupa.
Pois é, a Educação Sexual é um assunto importante para ser tratado na matéria de Ciências Biológicas. Porém merece delicadeza e muito estudo por parte dos professores.
Luciana do Rocio Mallon
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário