BAlelA - ARte e cULTurA Lendas e Simpatias de São João

Lendas e Simpatias da Fogueira de São João
As festas juninas foram criadas para celebrar os aniversários dos seguintes santos: Santo Antônio, São Pedro, São Paulo e São João. Estes eventos são recheados de misticismo, principalmente, em relação às simpatias casamenteiras de Santo Antônio e a fogueira de São João. Aqui, falaremos sobre este último fenômeno.
Alguns antropólogos afirmam que foi na época das cavernas que surgiu o hábito de acender uma fogueira quando um bebê nascia. Pois, o fogo além de expulsar os animais selvagens, as pessoas, daquela época, acreditavam que o fogo representava uma certa entidade que significava luz para uma nova vida. Porém, com o tempo, este hábito foi esquecido até renascer com o nascimento de São João Batista, filho de Santa Isabel.
Reza a lenda que Maria era muito amiga de sua prima Isabel, que ficou grávida alguns meses antes dela. Como elas moravam longe uma da outra, Isabel combinou que acenderia uma fogueira numa montanha quando seu filho nascesse, assim sua prima ficaria informada da novidade. Então quando João Batista nasceu, sua mãe fez o prometido e deste jeito recebeu a visita de Maria, que ainda estava grávida de Jesus.
Segundo o mito, há simpatias que devem ser feitas na fogueira de São João, no dia 24 de junho. Por exemplo: na data deste santo, escreva seus sonhos numa folha de papel virgem e atire este papel no meio da fogueira, que seu pedido se realizará.
Luciana do Rocio Mallon
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário