BAlelA - ARte e cULTurA A Importância da Humildade em Época de Crise

A Importância da Humildade em Época de Crise
Sempre quando o mundo enfrenta uma crise, o desemprego aumenta no Brasil. Por isto, pessoas qualificadas são obrigadas a aceitar cargos mais simples. O problema é que estes trabalhadores, com muito estudo, ás vezes acabam tratando os clientes com má vontade como se eles tivessem culpa da situação econômica. Ora trabalhar brabo e com cara feia só mancha a reputação do empregado, sem falar que um cargo humilde sempre proporciona novos desafios e excelentes oportunidades.
Quando me formei, na faculdade, estava acontecendo a famosa crise de 1998, carregada de desemprego e diminuição na Economia. A única firma que me abriu as portas foi uma loja de linhas telefônicas e celulares. Mas o cargo aberto era para office-girl. Desta forma, como eu precisava trabalhar, aceitei a vaga na hora. Por isto, apesar de possuir universidade e diversos cursos técnicos, eu aceitei exercer as diversas atividades desta função, como exemplos: limpar os banheiros e dar banho no cachorro de guarda do local. Assim dei o melhor possível em todas as tarefas que me pediram.
Por isto são abomináveis as atitudes grosseiras que algumas pessoas com excelentes qualificações fazem com clientes e patrões quando trabalham em cargos mais humildes.
Nestas horas, o melhor é seguir aquela filosofia xamanica, dos índios americanos, no qual o poeta Malloch se baseou. Abaixo, colocarei o ditado original:
" Se você é uma grama que sonha em ser um pinheiro
Seja uma grama, mas seja a melhor
Não fique triste por ser uma grama
Tente beber a água da chuva e colaborar com a vida no solo
Pois no dia em que você secar e morrer
Ganhará uma nova vida como pinheiro
 
Se você é o cocô do cavalo do herói
E sonha em ser o equino elegante
Não fique triste por formar apenas as fezes
Faça a sua parte e adube o solo, sem reclamar
Pois, na outra vida, você renascerá como cavalo."
Luciana do Rocio Mallon
 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário