BAlelA - ARte e cULTurA Lendas da Lanchonete Kharina de Curitiba

Lendas da Lanchonete Kharina de Curitiba
Kharina é uma lanchonete famosa em Curitiba que foi inaugurada em 1975.
Dizem que seu nome foi baseado numa lenda dos ciganos beduínos do deserto, que leremos abaixo:
Na Idade Antiga, no acampamento dos beduínos do deserto, nasceu uma menina chamada Kharina, nome que nas línguas tradicionais do extremo Oriente significa: amável, carinhosa e aquela que une casais.
A garota cresceu sempre interessada em culinária. Ainda criança, ela criou uma receita de carne moída junto com pão, que fazia sucesso em todos os lugares onde passava.
Um certo dia, sua caravana acampou em um oásis. Mas, de repente, estes beduínos foram surpreendidos por uma chuva de areia, com ventos de até duzentos quilômetros por hora, que fizeram com que Kharina desmaiasse. Quando a menina acordou, ela se encontrou sozinha no deserto e começou a chorar. De repente, surgiu a caravana do Rei do Oriente. Logo, as esposas dele saíram das tendas para socorrer a garota. Como agradecimento, a menina preparou a receita com carne moída no pão que agradou às pessoas. Assim ela foi contratada como cozinheira, quando todos chegaram ao palácio. Lá, além de cozinhar, Kharina unia casais apaixonados, como uma espécie de cupido e sempre dizia:
- Um dia existirá um restaurante com o meu nome, onde muitos casais se conhecerão.
Mil anos depois, foi inaugurada em Curitiba uma lanchonete chamada Kharina, onde muitos casais se conheceram quando foram lanchar neste local. Pois, dizem que lá existia um logotipo com o rosto da Kharina que observava e unia estas pessoas só com a magia do seu olhar.
Luciana do Rocio Mallon
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário