BAlelA - ARte e cULTurA Lenda da Procissão dos Mortos

Lenda da Procissão dos Mortos
Aqui, no Brasil, um conto oral que mais se aproxima da tradição do Halloween é a Lenda da Procissão dos Mortos, que possui várias versões, dentre elas a mais conhecida é esta:
Na época do Brasil-Colônia existia uma vila no interior do Nordeste, onde moravam muitos descendentes de irlandeses, que logo se misturaram com afrodescendentes, índios e descendentes de portugueses que estavam antes aqui.
Neste tempo, havia uma menina chamada Beatriz que sabendo do novo casamento de sua mãe, fugiu para a floresta bem no dia 31 de outubro. Então ela achou uma estrada secreta e escutou um barulho ao longe. Com medo de ser reconhecida, a garota se escondeu atrás de uma moita. Logo apareceu uma procissão. Mas ela notou que a maioria dos integrantes eram criaturas já falecidas como seu pai, sua avó e até o seu bichinho de estimação. Deste jeito, ela correu para perto de sua falecida vovó, que disse baixinho:
- Volte logo para a casa, pois esta é a procissão dos falecidos, que somente acontece dia 31 de outubro. Pois nesta data abre-se um portal para que os mortos voltem à Terra e, deste jeito, eles tem uma chance de sair do purgatório e esta procissão é uma destas chances. Se orarmos, com fé, durante este desfile, conseguiremos sair dos vales das sombras.
Desta forma, Beatriz obedeceu à anciã. Porém, depois ela descobriu que outros vivos da vila já passaram por experiência semelhante, sempre na mesma data: 31 de outubro.
Luciana do Rocio Mallon
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário