BAlelA - ARte e cULTurA Lenda da Mulher Que Roubava Chinelos Na Praia

Lenda da Mulher Que Roubava Chinelos Na Praia
 
Nos anos 70, em Curitiba, morava uma mulher de classe média alta chamada Gilda. Desde criança, ela costumava passar as férias na sua casa de veraneio localizada na praia de Caiobá no litoral do Paraná. O problema é que desde criança, esta moça tinha o péssimo hábito de roubar chinelos na beira do mar. Aos trinta anos de idade, ela já tinha dois armários só com chinelos de banhistas roubados.
Num lindo dia de verão, Gilda viu na praia um par de chinelos azuis com pedrinhas de turquesas, em cima de um tipo de altar, onde existiam velhas azuis ao seu redor. Assim a mulher roubou estes calçados.
Naquela noite apareceram, para ela, duas pessoas em seu sonho: uma era adulta e outra era criança. De repente, a mais velha disse:
- Eu sou a Cigana da Praia e esta outra minha amiga chama-se Mariazinha da Praia. Viemos visita-la porque você fez algo muito horrível:
- Roubou os chinelos azuis que foram presentes de fiéis para Iemanjá, a Rainha do Mar.
- Por favor, devolva os calçados no mesmo local e doe os outros chinelos roubados para instituições de caridade.
De repente Gilda acordou com falta de ar e na manhã seguinte devolveu os calçados ao altar e doou os chinelos afanados para um asilo de idosos carentes.
Deste jeito ela parou de roubar, na praia. Até que vinte anos depois, esta moça estava na areia e avistou chinelos dourados na parte mais funda do mar. Gilda, não resistiu, e tentou nadar até os calçados, mas acabou se afogando.
Reza a lenda que o espírito de Gilda perambula pelas praias brasileiras roubando chinelos.
Luciana do Rocio Mallon
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário