BAlelA - ARte e cULTurA Lendas da Estátua de Lucy do Cemitério

Lendas da Estátua de Lucy do Cemitério
No Cemitério Municipal São Francisco de Paula, localizado em Curitiba, existe a estátua do túmulo da menina Lucy, que possui muitas lendas urbanas. Por isto, leremos algumas abaixo:
A Menina e o Jardim de Flores:
 Há alguns anos, na capital do Paraná, existia uma menina graciosa chamada Lucy, que morava num casarão junto com os seus pais e vários empregados. Além de: babá, arrumadeira, cozinheira e jardineiro, que eram calmos, naquela mansão havia também uma governanta muito rígida com fama de bruxa. Esta serviçal não deixava Lucy aproximar-se das flores do jardim.
Um certo dia, a babá da garota faltou e a governanta estava atarefada com muitos afazeres. Então, a menina aproveitou a oportunidade para brincar no jardim. Deste jeito, ela arrancou todas as flores e começou a dançar com as pétalas na barra do seu vestido. De repente, a governanta chegou e gritou:
- O que é isto, sua travessa?!
- Colocarei você de castigo, sem que seus pais saibam!
- Tomara que você morra semana que vem!
A criança ficou com medo e fugiu para seu quarto.
Quando a mãe de Lucy chegou em casa, a governanta comentou sobre a atitude de sua filha. Mas, a mulher não ligou muito, pois notou que se tratava de um gesto inocente. Quando a mãe abriu o quarto da filha, a menina mostrou flores, que ainda estavam na barra do seu vestido e disse:
- Estas flores são para você, mamãe.
Assim a mulher emocionada abraçou a criança.
Uma semana depois, sem razões aparentes, Lucy faleceu. Então, seus pais resolveram fazer uma escultura retratando a menina com flores na barra do vestido e colocaram no seu túmulo.
A Garota Que Foi Salva Pela Estátua:
Dona Assunta comentou que quando, também, tinha cinco de anos idade foi com sua família a um funeral de um parente no Cemitério Municipal São Francisco de Paula. Mas resolveu escapar da cerimônia para passear no campo-santo. No meio do caminho, um homem mal encarado começou a persegui-la. Desta maneira, a garota resolveu esconder-se entre os túmulos. Quando, de repente, uma outra menina apareceu do nada e disse-lhe:
- Eu notei que você está sendo perseguida. Por isto, colocarei no seu corpo as pétalas destas flores, que estão na barra do meu vestido, e desta forma você ficará invisível por uma hora. Mesmo assim é bom você esconder-se dentro da cripta ao lado.
Assunta obedeceu a sua nova amiga e ficou dentro do mausoléu. De repente, apareceu a tia da criança gritando:
- Assunta!
-Assunta, onde está você?!
A pequena saiu do mausoléu e abraçou a mulher que perguntou:
- O que houve?
A criança respondeu:
- Um homem começou a me perseguir. Mas, uma menina com flores na barra do vestido, me salvou.
A moça indagou:
- Como era esta outra garota?
Naquele instante, Assunta parou em frente a um túmulo e apontou:
- Ela era igual a esta estátua.
Luciana do Rocio Mallon

 
 
 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário