BAlelA - ARte e cULTurA Lenda da Cigana da Czarda

Lenda da Cigana da Czarda              
        
No século dezenove existia uma cigana chamada Celina, que gostava de tocar e compor músicas em seu violino. Ao mesmo tempo que ela tocava, o seu corpo dançava conforme o ritmo da música. Um certo dia sua caravana parou na Hungria e a menina decidiu treinar o instrumento na floresta. Quando, de repente, Alexandre, que também era músico e estava escondido no bosque, encantou-se com o jeito de tocar da cigana. Então, com o objetivo de ter aulas de violino gratuitas, este rapaz decidiu seduzir Celina.
Assim, os dois passaram a se encontrar na floresta e lá a moça ensinava violino a Alexandre. Mas, numa tarde nublada, os ciganos descobriram que Celina estava grávida e por isto, ela foi expulsa do clã.
A moça percorreu toda a aldeia atrás do seu amado, porém não conseguiu encontrá-lo. Deste jeito, ela parou ao lado de uma taverna e começou a chorar. Assim, um idoso, que era  dono daquele estabelecimento perguntou-lhe:
- Garota, por que está chorando?
A menina explicou:              
- Eu sou cigana, fui expulsa do meu clã porque fiquei grávida de um gadjo, ou seja, um não cigano e não consigo achá-lo em lugar nenhum.
O homem ao ver que a menina carregava um instrumento, indagou:
- Isto que você tem na mão é um violino?
- Você sabe tocar?
- Consegue dançar, também?
Ela respondeu:
- Sim, é um violino cigano e sei tocar este instrumento. Também sei dançar enquanto toco.
O velhinho fez a seguinte proposta:
- Eu aceito lhe dar abrigo em troca de espetáculos seus, com violino e dança, para os clientes da minha taverna.
Assim, a garota aceitou a proposta no mesmo instante. Desta maneira, ela passou a tocar o instrumento todas as noites naquele bar. Logo ela recebeu o apelido de: Cigana da Czarda, pois czarda significa taverna.
Reza a lenda que uma certa noite, Alexandre junto com Vitorio Monti, seu atual professor de violino, entraram na taverna bem no começo da apresentação de Celina.
Após a garota encerrar o espetáculo, ela abraçou seu amado, que disse:
- Este é Vittorio Monti, meu mestre musical, e ele gostaria de ter aulas de violino cigano com você.
Desta maneira, Celina aceitou ensinar os segredos deste instrumento cigano a estes músicos. Após isto, Vittorio Monti compôs músicas chamadas Czardas, que significam tavernas, em homenagem a lenda desta cigana.
Celina foi morar com Alexandre, numa casa, onde dançava ao mesmo tempo que tocava o violino cigano. Por causa deste causo todo, ela ficou conhecida como a: Cigana da Czarda.
Ela é uma entidade que atende aos pedidos amorosos e de prosperidade. Para pedir a sua proteção, basta fazer a seguinte simpatia:
Coloque uma moeda dentro de um pote de mel e deixe debaixo de uma macieira. Após isto faça a seguinte oração:
"- Cigana da Czarda, ofereço esta moeda no mel para que existam sempre amor e dinheiro em minha casa."
Luciana do Rocio Mallon

 
 
 
 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário