BAlelA - ARte e cULTurA Com a Palavra: A Banana

Com a Palavra: A Banana
                   
Sou a banana, muito prazer
Sou uma fruta saborosa
Dourada como o amanhecer
Da primavera maravilhosa!
                                     
Fui jogada num campo de futebol
Não gostei disto, pois foi preconceito
Isto escureceu o meu dia de Sol
Pois só aprovo o que é direito!
 
Para todos os animais
Sou excelente alimento
Eu amplio muitos astrais
Com o mais belo sentimento!
 
Não é só o macaco que me ama
Porque sou uma fruta universal
Sou muito mais do que banana
Viajo por todo o espaço sideral!
 
Posso ser prata, nanica e da terra
Que traz luz a uma quimera!
Posso ser prata, maçã e ouro
A diversidade é meu tesouro!
 
Mas, a melhor banana é a do Brasil
Eu sempre sustentei as várias etnias
Até o pássaro que voa de norte azul
Já cantou para mim com poesias!
 
Carmen Miranda cantou sobre mim
De um jeito alegre e nada ruim!
Eu ficava em sua cabeça o tempo inteiro
Com as outras frutas no turbante faceiro!
 
A moda da  Chiquita Bacana
Era se vestir com casca de banana!
Mas, um preconceituoso sem sentimento
Pode me transformar num xingamento
 
Com gestos obscenos com dois braços
No fundo, eu só mereço abraços
Parem de tirar fotografias com a minha imagem
Isto só aumenta o racismo que força a passagem!
 
Todo o estrangeiro que me joga na grama
Pode escorregar na minha casca de banana!
José Cid, um cantor mestiço que nunca se engana
Dizia que não era macaco, mas gostava de banana!
 
Fui jogada num campo de futebol
Não gostei disto, pois foi preconceito
Isto escureceu o meu dia de Sol
Pois só aprovo o que é direito.
Luciana do Rocio Mallon

 
 
 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário