BAlelA - ARte e cULTurA Lenda da Cabeça Seca

Lenda da Cabeça Seca

No século dezenove, num lugarejo chamado Butiá dos Carvalhos, na região rural da cidade de Mafra no Estado de Santa Catarina, existia uma lavradora solitária e donzela apelidada de Jujuba.
Ela comprou uma chácara naquela região, onde havia um poço lacrado.
Uma vez, ela recebeu a visita do seu sobrinho endiabrado que revirou a residência de cabeça para baixo e retirou o lacre do poço.
No dia seguinte, Jujuba foi para a lavoura. Mas, quando estava carpindo a roça com a enxada, de repente, ela viu que retirou da terra uma cabeça seca sem o corpo.
Assim, a mulher ficou assustada e saiu correndo.
A noite alguém bateu na sua porta. Quando a moça abriu viu que tratava-se do corpo de uma mulher sem a cabeça, que lhe entregou o seguinte bilhete:
- Há anos eu estava trancada dentro do poço, sem falar que sempre sonhei em achar a minha cabeça. Pois, fui covardemente decapitada pelo meu marido e tive a outra parte do meu corpo 
 jogada no mato.
- Estou aqui porque sei que você achou a minha cabeça e eu não posso correr atrás dela porque encontro-me muito fraca. Portanto, volte para a lavoura, pegue esta parte do meu corpo que tanto procuro e coloque amanhã, à noite, na porta de seu sítio para que eu possa busca-la.
Jujuba obedeceu ao zumbi, recolheu a cabeça e colocou na entrada de sua residência. Na noite seguinte, a moradora ficou espiando pela janela. Quando de repente, viu que o zumbi voltou, pegou sua cabeça, encaixou no corpo e desapareceu no meio do mato.
Alguns dias depois, Jujuba comentou este causo com seus vizinhos, que afirmaram que naquele sítio morava uma esposa com o seu marido. Porém, que a mulher desapareceu sem dar pistas.
Por causa desta história, a chácara de Jujuba recebeu o apelido de: " Região da Cabeça Seca."
Luciana do Rocio Mallon 





Nenhum comentário:

Postar um comentário