29/05/2013 - 03h30

Kit Fissura contra o cigarro esgota em menos de três horas

RICARDO BUNDUKY
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Cerca de 200 Kit Fissura para auxiliar pessoas que querem parar de fumar foram distribuídos ontem na estação Barra Funda da CPTM, na zona oeste de São Paulo.

Fumantes de várias regiões puderam também fazer testes para avaliar o grau de dependência do cigarro.

A Secretaria Estadual da Saúde montou uma estrutura para simular o pulmão de um tabagista, com bexigas, faixas pretas e fumaça de gelo seco em vez da de cigarro.

O evento ocorreu em celebração ao Dia Mundial Sem Tabaco, comemorado no dia 31, e mobilizou 22 funcionários do Centro de Referência no Combate do Álcool, Tabaco e Outras Drogas.

"A proposta é dar um empurrãozinho para quem quer parar de fumar", disse Ivone Charran, 54, coordenadora do programa de tabagismo.

O número de interessados (mais de 300), porém, surpreendeu a organização.

Em três horas, os kits - saquinhos plásticos com damasco, uvas passas, cascas de laranja seca, sementes de abóbora, cravo em pau e canela - já tinham terminado.

Segundo Charran, o kit serve para aliviar a ansiedade no processo de abstinência. "A pessoa deve colocar um desses itens na boca quando quiser um cigarro", disse.

Os fumantes que demonstraram maior nível de dependência serão tratados no Centro de Atenção Psicossocial mais perto de suas casas.

É o caso do marceneiro Alexandre Magno, 53, que fuma há 40 anos e se queixa das tosses frequentes e da falta de fôlego. "Comecei a fumar para impressionar as meninas. Parei uma vez, por conta própria, mas só por 20 dias. Acho que agora vai."

Kit Fissura contra o cigarro

*      

*      

Rivaldo Gomes/Folhapress

A Secretaria Estadual da Saúde distribuiu cerca de 200 Kit Fissura para auxiliar pessoas que querem parar de fumar na estação Barra Funda da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), na zona oeste de São Paulo

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário