Art&MusicaLSlides® "Puxando o 'fio da meada'...,olha o Lulalá!"

29/11/2012 - 19h54

'Nunca fiz nada ilegal, imoral ou irregular', diz ex-chefe de gabinete da Presidência

NATUZA NERY
ENVIADA ESPECIAL A SÃO PAULO

Em sua primeira declaração pública desde a deflagração da Operação Porto Seguro, da Polícia Federal, Rosemary Nóvoa de Noronha, ex-chefe de gabinete da Presidência da República em São Paulo, negou nesta quinta-feira ter cometido tráfico de influência ou qualquer ato de corrupção.

"Enquanto trabalhei para o PT ou para a Presidência da República, nunca fiz nada ilegal, imoral ou irregular que tenha favorecido o ex-ministro José Dirceu ou o ex-presidente Lula em função do cargo que desempenhavam", disse ela por meio de nota divulgada nesta quinta-feira.

Rose, como é conhecida, é próxima a Lula, a quem conheceu por intermédio de Dirceu. Ela foi indiciada pela Polícia Federal na última sexta-feira (23) durante a Operação Porto Seguro, que desmantelou um esquema de venda de pareceres na administração pública para beneficiar empresas privadas.

A ex-servidora aparece em grampos pedindo vantagens aos irmãos Paulo e Rubens Vieira, indicados por ela para a diretoria de duas agências reguladoras, Ana (Agência Nacional de Águas) e Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), respectivamente. Ambos foram presos na operação acusados pela polícia de fazer lobby.

Reportagem da Folha mostrou que a ex-chefe de gabinete usou o e-mail oficial do governo para cobrar dinheiro da quadrilha acusada pela Polícia Federal de vender pareceres em órgãos federais. Com autorização da Justiça, a PF apreendeu computadores com e-mails de Rosemary. A polícia também interceptou e-mails trocados entre ela e Paulo Vieira, da Agência Nacional de Águas.

Afastada do cargo após o escândalo, Rosemary ocupava o cargo no governo desde 2003. Entre 2007 e 2010, ela viajou com o então presidente Lula para 23 países, em virtude de pelo menos 30 eventos --de posses de presidentes a encontros de chefes de Estado.

Jorge Araujo - 3.jun.2009/Folhapress

A ex-servidora do Planalto em SP Rosemary Noronha, em viagem de Lula à Costa Rica, em 2009

Veja a íntegra da nota divulgada pela ex-servidora:

"A respeito das denúncias publicadas a partir da operação Porto Seguro, da Polícia Federal, minha cliente Rosemary Noronha repudia todas as acusações que têm sido divulgadas pela imprensa e tem certeza que sua inocência será provada em juízo. Desde a última sexta-feira, Rose se colocou à disposição do delegado Ricardo Hiroshi Ishida, responsável pelo caso, para prestar todos os esclarecimentos necessários fornecendo os contatos e endereços seus e de seus advogados.

Sobre a operação da Polícia Federal, Rosemary Noronha tem a declarar:

Do dia para a noite, tive minha vida devassada e apontada como pivô de um esquema criminoso que atrai a atenção de toda a mídia. Sou, portanto, a pessoa mais interessada em provar que não tive qualquer participação em supostas fraudes em pareces técnicos ou corrupção de servidores públicos para favorecimento a empresas privadas.

Enquanto trabalhei para o PT ou para a Presidência da República, nunca fiz nada ilegal, imoral ou irregular que tenha favorecido o ex-ministro José Dirceu ou o ex-presidente Lula em função do cargo que desempenhavam. Nunca soube também de qualquer relação pessoal ou profissional deles com os irmãos Paulo e Rubens Vieira.

Quero dizer que todas as viagens que fiz ao exterior foram por solicitação do cerimonial da PR, em decorrência de meu cargo e função e, para isso, fiz curso no Itamaraty, não havendo, portanto, nada de irregular ou estranho neste fato.

Há mais de 10 anos, tenho com o senhor Paulo Vieira uma forte relação de amizade, hoje abalada por detalhes da operação da Polícia Federal.

Mesmo perplexa com o caso, tenho absoluta certeza de minha inocência. Não cometi tráfico de influência nem qualquer ato de corrupção, como em breve ficará provado.

São Paulo, 29 de novembro de 2012

Luiz José Bueno de Aguiar e Rosemary Novoa de Noronha"

Editoria de Arte/Editoria de Arte/Folhapress

 

(articleGraphicCaption).

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário